Ciclovia, rotatória e rodovias: veja como vão ficar os acessos viários da Ponte de Guaratuba

Ciclovia, rotatória e rodovias: veja como vão ficar os acessos viários da Ponte de Guaratuba

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 70% de execução, com avanço também nos acessos viários para a estrutura, que farão a ligação com PR-412 nos dois extremos da Baía de Guaratuba. Eles foram projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário.
Nesta terça-feira (19), o Consórcio Nova Ponte divulgou as primeiras imagens de como vão ficar os acessos quando concluídos. As imagens mostram as ciclovias, rodovias, rotatórias, divisão de fluxos, área para pedestres e paisagismo. O trecho de acesso no lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de obras e, no lado de Matinhos, possui aproximadamente 880 metros. A extensão total, incluindo a ponte, chegará a 3,07 quilômetros. 
Em julho, um dos principais avanços da obra contemplou os serviços de contenções no lado de Guaratuba, com a execução do solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, bem como a escavação para rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras.
  • De acordo com o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, há previsão de movimentação de 200 mil metros cúbicos de terraplenagem, entre escavação e aterro, e execução de 50 mil metros quadrados de camadas de pavimentação, que contemplam reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
O lado de Guaratuba conta com uma rotatória para acesso ao Centro da cidade e à praia de Caieiras. No acesso principal, há o rebaixamento do morro para melhoria da rampa existente, onde são executadas as contenções. Elas são compostas pela solução técnica de solo grampeado somada à cortina atirantada estaqueada, alcançando 10 mil metros quadrados de área contida.
No lado de Matinhos, as equipes atuaram na continuidade da drenagem e terraplenagem dos ramos 500 e 600. O ramo 500 dá acesso à comunidade de Cabaraquara e margeia o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
Fonte: AEN
Categoria:

Deixe seu Comentário