Estudantes de Curitiba ganham medalhas em torneio internacional de robótica

Estudantes de Curitiba ganham medalhas em torneio internacional de robótica

Estudantes de Curitiba saíram campeãs do Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), neste sábado (6/9). Eles ganharam primeiro e segundo lugar na categoria Cabo de Guerra
Estudantes de Curitiba saíram campeãs do Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), neste sábado (6/9). Eles ganharam primeiro e segundo lugar na categoria Cabo de Guerra, primeiro lugar na categoria Registro Multimidiático e segundo lugar na categoria Dança dos Robôs.
A equipe Robotic Dancers – EM Albert Schweitzer ficou com a medalha de ouro e a Alcateia – EM CAIC Cândido Portinari ficou com a medalha de prata com o Cabo de Guerra.  A equipe Navegadores da Matrix-EM Professor Erasmo Pilotto ganhou medalha de ouro na competição de Registro Multimidiático e medalha de prata com a Dança dos Robôs.
O torneio continua e os estudantes de Curitiba podem ganhar mais prêmios ainda neste  domingo.
O ITR Chile está sendo realizado no Almacruz Hotel Y Centro de Convenciones, em Santiago, capital do Chile. A classificação para essas competições é fruto de um intenso trabalho desenvolvido nas escolas municipais. 
“Incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e a participação em eventos como esse traz inúmeros benefícios a nossos estudantes. Eles compartilham experiências, trabalham em equipe, resolvem problemas com autonomia”, destaca o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras.
De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. Os investimentos na área somam R$ 198 mil de janeiro a julho deste ano.
Estão na disputa, no Chile, as equipes Navegadores da Matrix, da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (bairro Atuba); Atomic Bots, da Herley Mehl (Pilarzinho); Alcateia Robótica, do Caic Cândido Portinari, e Robótica Dancers, da Albert Schweitzer (ambas na CIC).
Fonte: Bem Paraná
Categoria:

Deixe seu Comentário